Aprenda as 5 regras de ouro para criar um call-to-action ( CTA) eficiente

Tempo de leitura: 4 minutos

Nesse artigo vamos aprender o que é um CTA (call-to-action) e qual é a sua importância no processo de conversão dos visitantes em leads.

Vamos explicar como criar um CTA bem sucedido, que tipo de palavras devem ser utilizadas, e qual a melhor posição para inseri-lo no conteúdo afim de obter um maior numero de conversões.

Depois de aprendermos nos artigos anteriores como atrair corretamente visitantes para nosso site, chegou a hora de transformar esses visitantes em leads.

Para cumprir essa missão utilizamos botões com chamadas para ação ou call-to-action (CTA) como é mais conhecido no ambiente do marketing digital.

CTA é um botão ou link que promove a sua oferta e faz o link com uma landing page, onde o visitante deixará seus dados e se transformará em lead.

Todo o processo de conversão tem início no botão CTA, daí a sua importância na estratégia de inbound marketing.

Vou mostrar agora 5 regras de ouro para criar um botão CTA de alta conversão :

1 – Texto orientado a ação
A finalidade do botão CTA é fazer com que o visitante execute uma ação, seja ela baixar um e-book, assistir um vídeo ou solicitar uma proposta.

Para que isso aconteça, é fundamental que o texto seja direto ao ponto, de modo que o visitante não tenha que pensar para executar a ação.

Um texto de CTA eficiente deve ser capaz de dizer o que o visitante deve fazer para seguir no funil de vendas.
A mensagem do texto deve ser curta o suficiente para  não ocupar muito espaço na sua página ou e-mail.

Sempre utilize palavras orientadas a ação como solicite, inscreva-se, baixe ou receba.

2- Palavras-chave consistentes com a oferta
O uso de palavras-chave ajuda o visitante compreender qual será a recompensa após o clique.

Utilizar as mesmas palavras-chave e frases em todo processo de conversao para manter a uniformidade da comunicação.

3- Cores que se destacam do restante do conteúdo
Para atrair o visitante seu botão CTA deve se destacar do fundo em que se encontra.

Para obter esse resultado esqueça o que dizem por aí sobre botões verdes ou vermelhos, pois mais importante do que a cor é o contraste que o botão tem.

Lembre-se que seu cta deve ser diferente para ser notado. Outro iten importante é que o botão seja realmente parecido com um botão para que o visitante não tenha dúvida em clicá-lo.

Para saber qual é a melhor cor a ser utilizada comece com as cores alinhadas com a sua marca e siga fazendo testes AB.

4- Posição apropriada
Um botão CTA mal posicionado vai arruinar sua taxa de conversão, por isso estude bem onde colocá-los, em landing pages por exemplo eles obtém uma maior taxa de conversão, se forem colocados antes da dobra ou seja, o visitante não precisa rolar a página para ver o seu botão CTA.
Quando se trata do blog o local mais indicado para colocar o CTA é no final do artigo, nunca no meio ou antes para não interromper a leitura do conteúdo pelo visitante.

O CTA deve estar intimamente ligado ao contexto do conteúdo, por exemplo um e-book que complementar a leitura do artigo.

A barra lateral do blog também é um bom lugar para se colocar CTA com ofertas gerais como a participação de um webinario ou evento presencial.
Você pode colocar CTA também nos e-mails, em algum lugar que não distraia a leitura do texto, lembrando que a conversão de leads é a sua meta e não a meta do leitor, por isso seus botões CTA devem ficar sempre em segundo plano.

5- Testes e resultados
Para obter a melhor taxa de conversão dos seus botões CTA nada melhor que testar alterações de texto, cor ou posição e analisar os resultados obtidos.

Umas boa taxa de conversão para tráfego orgânico fica entre 1% e 2%, ou seja voce deve receber de 10 a 20 cliques para cada visitante vindo do Google que viu seu CTA.

O tráfego pago porte ter sido bem segmentado, essa taxa de cliques deve subir para 10%.

Estabelecer uma rotina de testes vai ajudar a não só criar CTAs mais eficientes, mais também fornecerá dados valiosos sobre os gostos da sua persona.

Se você gostou do artigo compartilhe com seu amigo e ajude a divulgar informação de qualidade que vai ajudar aumentar a taxa de converão de vários negócios.
No próximo artigo vamos aprender sobre Landing Page, outro item muito importante no processo de conversão, até lá.
Vander Nascimento

Deixe uma resposta