3 etapas para você mesmo executar sua estratégia de Marketing nas redes sociais.

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As redes sociais desempenham um importante papel na metodologia inbound marketing, portanto se você quer obter sucesso na sua estratégia de marketing nas redes sociais, é fundamental conhecer as práticas que geram os melhores resultados, e aplicar no seu negócio.

Nesse Guia você vai conhecer as 3 etapas que compõe uma estratégia de marketing nas redes sociais bem sucedida, e pode inclusive implementar hoje mesmo no seu negócio.
Você vai aprender a reunir informações sobre a sua persona, monitorar o que ela anda dizendo nas redes sociais, executar as publicações acompanhando as tendências do mercado e medir os resultados dos seus esforços.

1º Etapa – Monitoramento das Redes Socis

O seu cliente ideal ou persona é a parte central da estratégia de marketing nas redes sociais, o monitoramento das redes permite que você reúna informações importantes sobre a persona, monitore o que ela anda dizendo e acompanhe as tendências no nicho de mercado que você atua.

Tudo isso é possível graças as informações que são publicadas pelo seu cliente ideal no Facebook, Twitter, Linkedin e outras redes.

Determinação da meta – A primeira etapa que todo empreendedor deve efetuar para desenvolver sua estratégia de marketing nas redes sociais é saber exatamente que resultados deseja alcançar com estas ações dentro da sua estartégia de inbound marketing, seja aumentar o numero de visitantes, fechar mais vendas, converter mais leads ou encantar seu cliente.
Criar uma meta que seja específica, mensurável, alcançável e relevante (SMART) vai orientar suas ações e manter o foco no resultado.

Monitoramento dos termos utilizados – Com a meta definida o próximo passo é monitorar os termos utilizados pela sua persona nas redes sociais, para isso você deve entender como acontece o fluxo de informações no seu nicho de mercado.
O fluxo de informações é formado por um grupo de mensagens que que possuem algumas palavras em comum, e são compartilhadas pela maioria das pessoas no seu nicho de mercado.
Pesquisar as palavras que a persona utiliza para descrever sua empresa ou produto, permite encontrar esse fluxo de informações e juntar-se as conversas existentes, lembrando que os termos podem mudar ao longo da estratégia, pois tudo vai depender do que a persona está falando no momento.

Segmentação da audiência – Boa parte das pessoas estão nas redes sociais, mais nem todas querem saber da sua mensagem, para aumentar o alcance da sua mensagem e impactar o máximo de pessoas possível é fundamental segmentar sua audiência de 3 formas:

Localização geográfica

Fase do ciclo de compra

Tipo de conteúdo que o público está envolvido

Outra forma interessante de segmentar sua audiência é a com a criação de grupos no facebook ou linkedin para levar sua mensagem diretamente aos participantes que em sua maioria estão mais interessados no que você tem a dizer.

Personalização das respostas – Todos nós gostamos de nos sentir especiais, seu cliente principalmente, personalizando as respostas da sua empresa nas redes sociais você garante um tratamento VIP aos clientes e vai dar um grande passo para encantá-los, caso você não faça atendimento pelas redes sociais considere começar pois está perdendo a chance de encantar seus clientes.

2º Etapa – Publicação nas redes sociais

Antes de sair publicando links dos seus artigos no facebook e linkedin, é necessário “preparar a casa” ou seja, otimizar o prefil da sua empresa nas principais redes sociais, e montar um planejamento de publicação, para que seu conteúdo seja compartilhado, gerando mais visitas no blog da sua empresa.
Podemos dividir a estratégia de publicação nas redes sociais em 5 pontos principais:

Otimização do perfil nas redes – Um perfil de rede social otimizado é aquele que a Logo da empresa além de estar em alta definição, é reconhecível pelo público e está nas proporções apropriadas, sem cortes. A descrição da empresa no perfil do Facebook, Twitter e Linkedin deve ser clara e concisa, sem abrir mão da criatividade, não esqueça de colocar palavras-chave que facilitem o prospect encontrar você.
Por último voce deve incluir um link para o site da sua empresa, faça um convite para que os membros do seu publico saiba mais sobre o que você faz, como os seus clientes se sentem em relação a empresa e onde eles podem comprar seus produtos ou serviços.

Criação do Guia de publicação – As mensagens padronizadas fazem com que seu público identifique sua postagem no meio das milhares que ele vê em sua timeline do facebook, a criação de um manual de publicação permite que o time responsável pelas redes sociais, ou você mesmo produza peças de conteúdo com mais eficiência aumentando assim a taxa de compartilhamento das suas mensagens.

Customização do conteúdo – As diferentes redes sociais são utilizadas pelo mais variado tipo de pessoas com propósitos distintos, e cada uma tem sua própria regra, portanto suas publicações devem obedecer algumas limitações impostas pelas próprias redes e seguir o guia de conduta em cada uma delas.

No facebook por ser uma rede mais descontraída você pode postar selfies da empresa, fotos divertidas e links para o seus artigos, obedecendo a regra de 250 caracteres ou 80 palavras no máximo.

No Twitter você pode postar fotos e vídeos da sua empresa ou do seu produto, sempre mostrando os benefícios que o usuário terá ao utilizar sua solução, obedecendo a regra dos 110 caracteres.

No linkedin é interessante você mostrar como sua empresa está antenada com a evolução do setor e se posicionar como possível solução para os problemas dos líderes que ali se encontram, sempre lembrando de compartilhar conteúdo relevante.

Consistência nas publicações – Junto com o guia de publicação você deve desenvolver uma programação de conteúdo, pois a consistência nas publicações é que fará com que seus seguidores continuem recebendo o conteúdo em suas timelines. Caso você não tenha idéia de como começar, basta seguir o modelo abaixo:

Twitter – De 4 a 6 vezes por dia
Facebook – 2 vezes ao dia
Linkedin – 2 vezes por semana
Google+ – 2 vezes por semana

3º etapa – Monitoramento dos resultados (ROI)
Para ter um parâmetro e saber se os resultados de susas ações nas redes sociais podem dar mais resultados, você pode fazer um benchmark com outras empresas no seu mercado, e garantir que suas metas não sejam absurdas. Calcular o retorno sobre o seu investimento não é tarefa difícil, basta você observar os seguintes indicadores:
Consumo de conteúdo – É obtido verificando quantas pessoas viram ou clicaram no artigo.

Compartilhamento social – Aqui a métrica vai variar com o seu objetivo, se você quer aumentar a base de leads essa é uma metrica importante pois informa a quantidade de novas pessoas expostas ao seu conteúdo, retwites, compartilhamentos no facebook e linkedin são os números a serem observados.

Geração de leads – Para verificar o aumento na conversão de leads vindos das publicações nas redes sociais você deve utilizar o Google analytcs com uma meta de conversão configurada vinculada ao seu formulário de captura.

Vendas – Caso esteja utilizando as redes sociais como plataforma de vendas, você pode utilizar o próprio número de vendas realizadas para medir o desempenho das publicações.
Você não precisa verificar diariamente o desempenho das publicações, até porque isso consome um tempo enorme, 1 vez por semana é o suficiente para acompanhar os números e manter a eficiência das publicações, ou corrigir a rota para caminhar rumo a sua meta.

No próximo artigo você vai aprender identificar um conteúdo social de qualidade e aprender verificar se o seu concorrente seguiu as práticas recomendadas para publicação nas redes sociais.

 

caso você tenha um negócio e queira aumentar suas vendas, posso desenhar e implementar uma estratégia de Marketing nas redes sociais para o seu negócio.

Vander Nascimento.