Checklist de conteúdo – 6 itens para criar um artigo que converte

Tempo de leitura: 5 minutos

Os artigos produzidos para o blog da sua loja virtual devem ter um propósito bem específico: Educar os visitante e convertê-los em lead. Contudo existem dificuldades para escrever um artigo bem sucedido para o seu blog, para resolver o problema preparei um checklist com 6 itens que você deve observar na hora de criar um artigo para o seu blog.

1 – Escolha do assunto

O assunto do artigo é quem vai levar sua mensagem ao leitor, por esse motivo ele deve ter um tom educativo e abordar as principais dúvidas existentes no seu nicho de mercado, perguntas que seus potenciais clientes fariam sobre o seu produto. Ajude o leitor a responder se deveria comprar o produto mencionado no artigo, mostre os benefícios do seu produto na vida dele, apresente informações relevantes e até então desconhecidas pelo leitor e empodere-a com conhecimento suficiente para decidir qual é a melhor oferta que irá resolver seu problema. Agindo dessa forma ao escolher o assunto que será abordado em seu artigo, rapidamente se tornará referência no assunto em seu nicho de mercado.

2 – Escolha do título

Seu artigo deve ser capaz de gerar tráfego orgânico lembra? Para que isso aconteça é fundamental colocar uma palavra chave de cauda longa no título do seu artigo, isso vai garantir que parte do volume de buscas mensais existentes para a palavra chave selecionada seja direcionada para seu blog, essa ação trará tráfego orgânico é recorrente para o seu blog.

Outro ponto importante a ser observado no título de um artigo é a sua capacidade de explicar o benefício que o leitor terá com a informação que você quer passar, essa explicação tem o poder de aumentar a taxa de cliques na página de resultados do Google e um consequente aumento na sua taxa de conversão.

Para finalizar o título do artigo deve ter no máximo 50 caracteres para ser completamente exibido na página de resultados e passar a informação completa ao visitante.

 3- Formatação do conteúdo 

A forma que você vai distribuir e formatar o texto do seu artigo tem impacto direto na forma em que o leitor vai absorver o conteúdo e efetuar a ação proposta pelo texto. Para aumentar sua taxa de conversão vou listar 3 itens de formatação que não podem faltar no seu artigo:

  •  Espaço em branco – Um bom espaçamento entre os parágrafos torna a leitura mais leve e agradável aos olhos, o cérebro reconhece que fará pouco esforço para entender a mensagem.
  •  Imagem –  A melhor forma de criar conexão com seu leitor é através de imagens, você deve escolher uma imagem que remeta ao benefício da solução proposta no artigo, isso fará com que o leitor tenha curiosidade em ler todo texto.
  •  Tópicos e negrito – A divisão da informação em tópicos facilita o leitor absorver e interpretar o conteúdo mais rapidamente, colocar o texto em negrito destaca uma informação relevante no meio do parágrafo, só não exagere no negrito, pois se tudo tiver destaque, nada terá destaque.

4 – Otimização para o Google 

Para que seu conteúdo chegue até a persona, o artigo deve aparecer bem posicionado na página de resultados do Google, parte do trabalho para alcançar a tão sonhada primeira página nos resultados, é otimizar cada artigo publicado no seu blog observando principalmente a presença da palavra-chave nos 4 pontos principais do seu artigo

  • Título da página
  • Url do artigo
  • Texto “alt” das imagens
  • Corpo do texto*

É recomendado o uso de sinônimos no corpo do texto, pois o algoritmo do Google já é capaz de identificar a semântica do artigo e associa-loca palavra-chave principal.

5 – Promoção das ofertas

A produção de um artigo de qualidade envolve horas de trabalho, e por isso devem ser vistos não só como um meio de informação para o leitor, mais principalmente como parte de uma estratégia de Inbound marketing.

Para cumprir seu objetivo seja adicionar clientes a lista de e-mails ou vender um produto inicial complementar ao conteúdo do artigo, esta ação se dá através de um call-to-action com material ou produto relevante ao final do texto, como um e-book por exemplo. É fundamental aumentar a lista de e-mails e colocar um formulário de inscrição na lateral do blog é um formulário na saída do blog ajudam bastante nessa tarefa.

6- Promoção do artigo

Para que o conteúdo chegue às personas, não é necessário depender somente do tráfego orgânico vindo do Google, algumas ações simples de serem implementavas ajudam a pegar carona no poder viral que a internet e as redes sociais possuem, vou listar 4 itens para verificar se o seu artigo é compartilhável:

  •  Existem botões de compartilhamento social de fácil acesso ao leitor?
  •  Existem botões para que os leitores te sigam nas redes sociais?
  •  Existem links para as publicações mais recentes na barra lateral?
  •  Existem links para artigos relacionados ao tema no final do artigo?

Tenho certeza que observando e refinando esses itens seu conteúdo tera condições de ser o combustível na estratégia de Inbound marketing da sua loja virtual. Esse fui serve também para você direcionar seu time de redatores sejam eles da equipe ou freelancers e cobrar resultados baseados em parâmetros simples e altamente eficientes..
Caso tenha interesse em desenhar uma estratégia de Inbound marketing para sua loja virtual, me chame que possa te ajudar, custa menos que você imagina e trará benefícios cumulativos e duradouros no seu negócio.

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