Como pesquisar palavras chave e entender a mente do seu cliente?

Tempo de leitura: 4 minutos

A melhor forma de descobrir o que seu cliente pensa é fazer uma boa pesquisa de palavras chave. Utilizar a ferramenta correta faz toda diferença no resultado final, que é identificar os maiores problemas que seus potenciais clientes tem para resolver.

Nesse artigo você vai entender as informações fornecidas pelas ferramentas de pesquisa de palavras chave, onde é possível identificar os maiores problemas que seus potenciais clientes tem para resolver.

Com base nessas informações você poderá desenhar uma estratégia de SEO e inbound marketing, seja para aumentar o volume de negócios na sua empresa ou encontrar um nicho de atuação com pouca concorrência.

A pesquisa de palavras-chave tem como objetivo, entender o comportamento do consumidor , identificar nichos rentáveis de mercado e quantificar com muita precisão o volume de buscas mensal em cada palavra-chave desse nicho.

O grande problema é que não é tão simples fazer uma pesquisa de palavras chave, a enorme variedade de ferramentas disponíveis no mercado, com seus resultados nada amigáveis dificulta todo o processo.

Para o artigo utilizei a ferramenta de palavras chave Semrush, que na minha opinião tem a interface mais amigável e possui relatórios excelentes.
Mesmo em sua versão gratuita, o Semrush permite obter bons insights para otimizar seu site, criar artigos úteis para sua persona, e até mesmo montar um negócio, que na minha opinião é a forma mais segura de começar um empreendimento.

Existem 3 itens que quevem ser seguidos para que o resultado da pesquisa de palavras-chave traga resultados.
Vamos imaginar que você tenha um Pet-Shop e queira atrair novos clientes, descobrir o a intensão que o visitante tem quando efetua a busca permite usar o resultado com mais eficiência..

Intensão da busca: Toda busca tem um intensão, quando uma pessoa digita no google “Petshop” pode significar varias coisas, desde a busca pelo endereço de um petshop mais próximo, ou informações de como abrir um petshop.

Volume de buscas no petshop

Em nosso exemplo é melhor utilizar a palavra chave “petshop marginal”que somente “petshop”, apesar da última ter um maior volume de buscas.

Ao escolher as palavras chave para trabalhar, observe a regra de que quanto mais específico for na descrição do problema, menor será o volume de busca da palavra-chave e maior será a taxa de conversão,  em palavras-chave cauda longa o numero de conversões são bem maiores.

Uma pessoa que pesquisa  “Tv 4k Samsung” está muito mais próxima do momento de compra que a pessoa que pesquisa por “TV 4k”, se você tem um e-commerce, trabalhar a palavra-chave “TV 4k Samsung” é  mais indicado, já no blog da sua loja é interessante utilizar a palavra-chave “Tv 4k” em uma categoria de artigos com dicas para escolher o melhor modelo.

Volume de busca: Depois de fazer o brainstorm e antes de escolher as palavras-chave que serão trabalhadas, deve ser observado o volume de buscas para o termo escolhido, esse número permite ter uma visão muito próxima do tamanho do mercado, e se vale a pena investir esforços para ranquear para palavra escolhida.

Concorrência: As melhores palavras-chave para se trabalhar são as que possuem alto volume de buscas e uma baixa concorrência, a concorrência é o número de buscas mensais existente para a palavra-chave, dividido pelo numero de resultados (sites) existentes.

No exemplo do petshop a melhor palavra chave para atrair novos clientes seria “petshop alvorada” ou qualquer nome que indica uma localização geográfica, como bairro ou cidade “petshop morumbi” é um ótimo exemplo.

resultado para palavra chave petshop alvorada

Na próxima semana vou atualizar o artigo com uma participação que tive no Mateada Podcast, para receber a atualização é só se inscrever no botão ao lado, para receber as atualizações do blog direto na sua caixa de e-mail.

Espero que você tenha gostado do conteúdo e entendido como uma boa pesquisa de palavras-chave é a pedra angular no sucesso de qualquer estratégia de marketing digital.

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Caso tenha dificuldades em realizar uma boa pesquisa de palavras-chave para o seu negócio e queira contratar uma consultoria é só me chamar no link abaixo, custa menos que você imagina.
Consultoria Vander Nascimento

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