Como escrever um artigo para o  blog da sua loja virtual gerar mais leads

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Um artigo bem sucedido é aquele que cumpre o seu propósito de atrair visitantes e gerar leads para sua empresa, para ajudar na tarefa de escrever um bom artigo, vou detalhar as 6 etapas que sigo para escrever meus artigos, ao final desse artigo você será capaz de criar um ciclo de produção de artigos para atrair mais visitantes e gerar mais leads para sua empresa.

Vamos às etapas:

1 – Escolha do assunto – Essa primeira etapa é fundamental para que seu artigo alcance a meta de gerar leads, para definir o assunto a ser abordado no seu artigo você deve conhecer bem seu mercado e os hábitos da persona.
Seu conteúdo deve sempre ser educacional e com foco na solução do problema que a persona quer resolver, lembre-se que eles estão procurando informações no google e você não vai atraí-los falando de você mesmo ou da sua empresa.
Uma excelente técnica para descobrir o melhor assunto é colocar-se no lugar da persona e fazer um brainstorming com uma lista de assuntos sobre os quais você poderia escrever. As frases digitadas no google são os assuntos sobre os quais as pessoas desejam obter mais informações, se você fornecer essas informações no artigo “Bingo” o google vai começar a exibir seu blog nos resultados para essas perguntas.

Tente responder as seguintes questões:

  • Quais são as perguntas mais frequentes no meu nicho de mercado?
  • Como a minha persona precisa de ajuda?
  • Quais informações sobre o mercado quero passar para persona?
  • Que assunto o blog dos meus concorrentes estão falando?
  • Quais são as palavras-chave que minha persona pesquisa?

Ao responder essas questões você terá muito claro o único assunto que deverá abordar no artigo, não tente responder a todas perguntas no mesmo artigo, foque em apenas um assunto, com isso seu artigo ficará mais claro para os leitores e para o google garantindo um tráfego mais qualificado.

2 – Escolha do título

O título é o iten mais importante no artigo, é ele quem vai convencer o visitante a ler o restante do texto.  Para facilitar defina um título de trabalho para orientar sua escrita, ele será otimizado posteriormente, depois faça uma pesquisa para incluir palavras-chave de cauda longa no título do artigo, esse procedimento vai ajudar as pessoas e o google entender o assunto tratado no seu artigo. Seu título deve deixar claro o valor do artigo ajudando os leitores entender o que vão ganhar ao final da leitura. Por último você deve otimizar o título para que fique com no máximo 60 caracteres, que é o tamanho que o google exibe na página de resultados sem cortar.

3 – Formatação e estrutura

 Seu artigo deve ser estruturado da forma mais clara e simples possível, conheça algumas regras que devem ser utilizadas para formatar seu texto e trona-lo mais atrativo:

  •  Usar espaços em branco permitem que o leitor se concentre no conteúdo e o texto torna-se menos cansativo.
  • Escrever parágrafos curtos evita que o leitor tenha sensação que a informação é difícil de ler
  • Dividir o assunto em tópicos com subtítulos facilita a compreensão do texto
  • Usar lista numerada para destacar os pontos importantes torna a informação mais fácil de ser absorvida
  •  Aplicar o negrito no texto ajuda a compreender as lições principais do artigo.
  • Incluir imagens relacionadas ao conteúdo ajudam a capturar a atenção do leitor.
  • Sempre focar nas necessidades e desejos do usuário

4- Otimização do artigo para o google 

O google verifica determinados pontos do seu artigo para entender sobre o que foi escrito e a confiabilidade do conteúdo, portanto é necessário que a palavra-chave de cauda longa esteja presente nesses pontos que são:

  •  Título do Artigo
  • Título da página
  • Url da página
  • Texto alt das imagens
  • Corpo do artigo

Não é necessário repetir milhares de vezes a palavra-chave ao longo do texto, o google é esperto o suficiente para entender sinônimos, portanto são eles que devem ser utilizados ao longo do texto.
Outro ponto importante é a inclusão de links internos e externos no seu artigo, considere complementar a informação com links para outros artigos do seu blog mesmo ou páginas externas, o google recomenda na sua central de webmaster a criação de links externos ao seu site, inclusive seu artigo ganha autoridade aos olhos do google com essa prática.

5 – Geração de Leads

 A melhor maneira de gerar leads com blog é divulgando suas ofertas, pois com o aumento do tráfego há também um aumento nas oportunidades de geração de leads, tal oportunidade pode ser aproveitada para promover seus produtos. Se o leitor está interessado em se aprofundar no assunto é oportuno que você venda uma consultoria via skype, ou acesso ao grupo vip. Para fazer essa promoção você pode utilizar call-to-action ao final dos artigos ou na barra lateral do blog, lembrando eles devem atrair pessoas no início da sua jornada de compra que estão em busca de mais informações. Peça também que eles assinem a lista do seu blog.

6 – Promoção do artigo

Além de otimizar seu artigo para o google, é importante promover seu artigo através de links internos em outros artigos relacionados.
Você pode usar a barra lateral do seu blog para promover os artigos mais recentes e criar um link para o blog no menu principal da sua loja virtual.
Compartilhar seus artigos nas redes sociais fará com que ele chegue aos leitores interessados, para facilitar a vida do seu leitor que quiser compartilhar seu conteúdo, assegure-se de colocar botões de compartilhamento em cada artigo e observe que o mesmo conteúdo pode ser publicado várias vezes no Facebook ou qualquer outra rede que você esteja utilizando.
Promova seus artigos por e-mail encaminhando resumos semanais para sua lista, desde que o assunto os interesse.

7 – Análise da performance 

Todo trabalho de inbound marketing deve ser mensurado em todas as suas etapas, e com os artigos não poderia ser diferente, avaliar qual artigo teve o melhor desempenho e porque, vai fazer sua estratégia ficar cada vez melhor. 

Existem 4 perguntas que devem ser respondidas com base nos dados fornecidos pelo google analytics:

  • Quantas vezes o artigo foi exibido?
  • Quais foram os canais que performaram melhor?
  • Quais foram os melhores títulos?
  • Quais foram os artigos que geraram maior conversão?

Depois de percorrer o ciclo, é hora de repetir  e escalar o que funcionou, normalmente não será uma opção específica, não existe fórmula, você terá que analisar os resultados, fazer pequenas alterações e repetir o teste indefinidamente, sempre em busca de melhorar seu retorno sobre o investimento (ROI).

No próximo artigo vamos continuar falando de conteúdo, este que é o combustível de qualquer estratégia Inbound marketing.

Vander Nascimento