As Melhores práticas de inbound Marketing para o sucesso da sua loja virtual

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Toda estratégia deve seguir algumas etapas para que se torne um sucesso.

No inbound marketing não é diferente, nele parte-se do princípio que os futuros clientes não querem que você venda nada a eles, na verdade eles gostam mesmo é de serem instruídos para tomar as melhores decisões na escolha da solução para o seu problema. Para que isso aconteça é fundamental que a decisão da persona seja construída sobre sólidos argumentos.

Ao longo deste artigo vou descrever com mais detalhes as 4 práticas recomendadas para que você possa implementar uma estratégia de inbound marketing de sucesso em sua startup ou loja virtual.

1- Usar Buyer personas
Buyer personas são a representação do seu cliente ideal, imagine que você tenha um e-commerce que venda produtos para bebê de 0 a 6 meses, sua persona devera ser quem mais compra esse tipo de produto, ou seja, desde mulheres grávidas até as que deram a luz recentemente.
Para criar sua persona basta observar as pessoas com esse perfil demográfico e analisar seu comportamento online. 3 coisas devem ser observadas na criação de personas:

  • Pesquisa – As personas devem ser baseadas em pesquisa real, utilize pesquisas devem ser feitas através de entrevistas com perguntas bem elaboradas, que o levem a entender o por quê das ações e decisões que sua persona toma. O ideal é entrevistar, clientes atuais, colegas, grupos de profissionais e pessoas em grupos no facebook ou linkedin.
  • Identificação de tendências – Com o resultado da pesquisa em mãos, você será capaz de verificar as tendências, compreender os objetivos, metas, comportamentos e motivações da sua persona, estas informações são extremamente importantes para criação da história de perfil da persona e do conteúdo que vai unir todas as etapas.
  • Criação das historias de perfis – a história do perfil da sua persona conterá todas as informações de quem é a persona, usando informações sobre a sua formação, seus dados demográficos, suas metas e desafios. É importante incluir na história do perfil da persona objeções comuns que la possa ter a seus produtos e serviços. No caso da nossa mãe, aqui chamada de Alice, teria a história do seu perfil com as seguintes informações:
    • Dados demográficos
    • Estudo e formação
    • Papel desempenhado no processo de compras
    • Objeções
    • Metas e anseios
    • Paixões
    • Desafios

2- Entender a jornada de compra da persona
Alguém que vai consumir seu produto ou serviço, em algum momento atravessa um processo de pesquisa ativo até chegar na sua solução.
Este processo é dividido em 3 estágios, sua tarefa é mapear o estágio em que a persona se encontra esse processo e produzir conteúdo compatível com cada etapa.

  1. Conhecimento – A fase do conhecimento é quando seu prospect esta enfrentando problemas e faz uma pesquisa educativa para se informar acerca do problema que o aflinge.
  2. Consideração – A fase de consideração é quando seu prospect já definiu claramente seu problema, e está buscando entre os metodos disponiveis algum que vá resolver seu problema.
  3. Decisão – Aqui o seu prospect já decidiu como ele vai resolver seu problema e está em busca de uma solução, esta é a fase em que ele considera um entre vários fornecedores de solução para o seu problema.

3- Criar conteúdo educativo e de qualidade para persona
O conteúdo é a cola que une os estágios na jornada de compra da sua persona, no seu blog devem ser escritos conteúdos educativos que ajudem a persona a solucionr seu problema. desta forma você adquire confiança da sua persona e fatalmente ela o considerará na hora de contratar um fornecedor.
O inbound marketing é o conteúdo certo no contexto certo, o conteúdo não deve ser escrito de forma aleatória, e sim devem estar fundamentados no contexto correto. Seja um artigo no blog ou um e-mail, toda comunicação deve estar alinhada para alimentar a estratégia de Inbound Marketing..

4- Distribuir o conteúdo criado de diversas formas
O conteúdo produzido não vai cumprir seu papel se não estiver nas maos da persona, para que isso aconteça um estratégia de distribuição de conteúdo é fundamental. Existem diversas maneiras de distribuir seu conteúdo como:

  • Páginas do site
  • Blog institucional
  • Redes sociais
  • Landing Pages
  • Calls-to-action
  • Email marketing

O melhor canal de distribuição sempre é onde sua persona passa mais tempo, é muito importante também a criação de um calendário de publicação. O mais importante é colocar o conteúdo certo na hora certa, para pessoa certa.
No próximo artigo vamos falar sobre as formas de atrair visitantes para o seu negócio através da otimização para mecanismos de busca (SEO)

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